domingo, 12 de novembro de 2017

Juniores"A" arranque do Campeonato

Arrancou na noite de ontem com a realização da 2ª jornada, o Campeonato Distrital de Juniores"A" com a visita ao Alvito para defrontar o GDC da Baronia.
Para quem anda no Desporto de boa fé, o pio que pode acontecer é "comentar a arbitragem" ainda para mais quando se perde. No entanto há alturas em que é por demais evidente o prejuízo causado a um dos Clubes, e foi o caso de ontem.
É um facto que a n/equipa talvez por ser o arranque da prova estivesse algo nervosa até pelo facto também de ter jogadores que iriam fazer o seu 1º jogo oficial a contar para o Distrital.
Face a um adversário forte; coeso e competente que alia além do seu valor o conhecimento da sua equipa - boa base da equipa Campeã Distrital de Juvenis em 2016/2017 e base da Selecção de Sub. 18 da AF de Beja, se o cenário já era complicado mais se tornou com a actuação absolutamente desastrosa e parcial da dupla de Árbitros da AF de Beja. Assentando o seu futsal em boas transições defesa/ataque e beneficiando dos factos atrás descritos, o 3/0 ao descanso "até era lisongeiro" para a n/equipa tal o desenrolar da 1ª parte. Alíás a cerca de 10s do intervalo - e para se perceber o que se passou em campo,  a dupla transforma uma carga dentro da área do 6m sobre o n/Guarda redes - seria a 6 falta e portanto livre directo a n/favor, num livre indirecto pela ultrapassagem da lei dos 4s. . .
Enfim. . .com os 3/0 ao descanso e, quando se pensaria que estava tudo arrumado, perfeito engano por o intervalo foi o grande conselheiro da equipa. Passando do 3x1 para um 2x2 com pressão mai alta; dificultando claramente a construção do adversário logo aos 6/9m, a Baronia teve que passar a jogar não e forma directa ma sim para a frente pela falta de espaço. Se juntarmos a tudo isto o "trabalho aqui" discreto, ou seja apitar tão somente o que e via, e aliada a uma enorme etapa complementar, chegamos aos 3/2 com evidente e clara supremacia do jogo.
O desfecho final de 4/2 é manifestamente injusto mais pela "enorme etapa complementar" dos n/Atletas. Para o futuro fica a grande partida da n/Equipa que demonstrou que está viva mesmo com todas as circunstâncias que ao longo destes 3 anos têm acontecido, nomeadamente "a destabilização. . .que acaba por dar ainda mais força e crença" a toda a estrutura.
Uma chamada de atenção para a AF de Beja que não tendo culpa directa na actuação da dupla, terá que ter mais cuidado nas nomeações.
GDC Baronia - 4
TORREGELA FUTSAL/J. Assis - 2
AMBT - Carriço; Gustavo-Cap.(1); Mário; Carrasco; Oliveira; Fonseca; David; Marques(1); Tiago; Jorge; Pedro e Cardoso.
Treinador - Pedro Godinho
Adjunto - Tiago Geadas
Director - Jorge Monteiro
Intervalo - 3/0

Sem comentários: