segunda-feira, 7 de junho de 2010

Final da Taça de Escolas

"Entrega de Prémios"
"TORREGELA FUTSAL"
Final da Taça Distrito de Évora - Escolas
Pavilhão do Juventude Sport Clube
Árbitros - Luis Aires/Filipe Dias
Sport Lisboa e Évora - 8
TORREGELA FUTSAL/A.RAMOS/REMAX - 1
Intervalo - 3/1
AMBT - Ruben(Tomás); Nascimento - Cap.; Gonçalo; Paulinho(1); Hiago; André e Claúdio.
Treinador - Vitor Cravosa
Depois de um "processo" complicado e muito pouco claro, "Finalmente" disputou-se a Final desta Taça estando frente a frente as duas equipas que dominaram as provas distritais do Escalão.
Com conceitos e estratégias completamente diferentes - a n/equipa com trabalho especifíco de Futsal e, a do SLE com fundamentos muito marcados de Futebol de 7, o resultado final para quem não viu o jogo, deixa a clara sensação de absoluto domínio dos vencedores, o que convenhamos não corresponde totalmente à verdade.
Na 1ª parte as equipas apresentaram-se com esquemas tácticos também eles bem difrentes:a n/em 2x2 dando a iniciativa ao adversário, ao invés o SLE apresentou-se em 3/1, tentando tirar partido do seu mais alto atleta para beneficiar da sua estatura.
Mesmo antes do SLE ter inaugurado o marcador, a n/equipa teve duas oportunidades flagrantes para o fazer, sendo que tanto Hiago Lima - exibição muito distante do que pode fazer e Paulinho conseguiram fazer o mais dificíl:não marcar.
Como quem não marca sofre, foi isso que exactamente veio a acontecer e, num ápice muito fruto de alguma ansiedade dos n/miúdos - compreensível face ao desenrolar de todo o processo, viram-se a parder por 0/3 ainda sensívelmente com meia parte para disputar.
Quando se poderia pensar - e era compreensível que a equipa baixa-se os braços, foi exactamente o contrário:partiu para aquele que viria a ser o seu melhor período do jogo.
Quando perto do final da 1ª parte Paulinho através de uma rápida jogada de contra ataque reduziu para 1/3, a partida ainda estava em aberto.
A etapa complementar pouca história teve:duas (2) bolas perdidas logo no arranque e, quando a equipa ainda acreditava por um lado que era possível dar pelo menos luta ao adversário, possibilitou que o adversário chegasse ao 5/1 - manifestamente demasiado pesado.
Face ao acumular já de algum cansaço - a n/equipa deixou de competir dia 28 de Março, acabou por vir à mó de cima a maior frescura atlética do SLE, e com alguma naturalidade - e sorte à mistura, acabou por fixar o resultado final, não sendo que mesmo assim tivessemos várias hipóteses de reduzir o desnível final, mas o descernimento evidentemente já não era o melhor.
Faca a tudo que rodeou esta Final, não vamos evidentemente perder mais tempo - o n/Comunicado de 5/6 esclareçe tudo, mas sim valorizar o que de bom estes pequenos fizeram ao longo de duas Épocas.
Parabéns ao SLE e Honra para os n/miúdos.
Em final de ciclo para a grande maioria deles, será importante deixar alguns dados da sua evolução, uma vez que muitas vezes passa completamente ao lado da opinião pública:
2008 - Vencedores do Torneio de Abertura - Sousel; Vencedores do Torneio da Páscoa - Évora; Vencedores do "DIA DO FUTSAL" - Montijo.
2009 - 6º lugar no Torneio da Azambuja - Janeiro a Junho - entre 24 equipas; Vencedores do "VI DIA DO FUTSAL" - Montijo; Vencedores do "II TORNEIO DA PÁSCOA" e do "TORNEIO DE SÃO JOÃO" - Évora, Vencedores do Torneio de Abertura de Sousel e ainda com a maioria dos Ateltas - 4º lugar no Campeonato Distrital de Infantis - 2008/2009.
2010 - Vencedores do Torneio de Abertura; Vice - Campeões Distritais e Finalista da Tça de Évora; 1º lugar no Torneio de Abertura - Sousel; 2º lugar no "Torneio de Ano Novo" - Montijo; 1º lugar no "III TORNEIO PÁSCOA - 2010" e Vencedores do "VII Dia do Futsal" - Montijo com alguns atletas Sub- 10.
O trabalho; a qualidade está à vista só não vê quem não quer.
Infelizmente muitas das vezes o n/trabalho e acção é mais reconhecido fora de portas. . .!
Um aceno de simpatia e de agradecimento para todos os que contribuíram para estes êxitos, a começar pelo Treinador VITOR CRAVOSA.
Sem esquecer naturalmente os Atletas:uns ainda presentes, outros - poucos, por vários motivos ausentes:
Guarda redes - Ruben Cabaceira; Tomás Varela; José Chaveiro e André Silva.
Jogadores de Campo - José Nascimento; Gonçalo Sobral: António Ramos; Hiago Lima; Paulo Caleiro; Ricardo Barreto; Claúdio Correia; Mauro Pereira e Bruno Flamínio.

Sem comentários: